Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Champagne Choque

Champagne Choque

5 Filmes para ver no Outono

Já perceberam aqui que eu gosto do Outono. Prefiro o Verão, sim, mas há coisas em que nenhuma outra estação consegue superar o Outono. É a estação mais aconchegante, ainda não está o frio nojento do Inverno e já não estamos a derreter com os 40º do Verão. Tem a medida certa para ser a estação do recomeço, da reflexão e do regresso aos dias de preguiça em casa. Se forem esquisitos como eu, gostam de conjugar as estações do ano com os filmes que vêem, os livros que lêem e até alguma decoração que têm em casa. Por isso, fica aqui uma lista de cinco filmes ótimos para ver no Outono e entrar no espírito da estação. 

 

filmesoutono.jpg

 

 O Clube dos Poetas Mortos - Dead Poets Society (1989)

O Clube dos Poetas Mortos é um filme incrível, especial, sensível e de uma beleza tocante, ainda que agridoce. Com Robin Williams no papel de Mr. Keating, professor de literatura, a eterna expressão "Oh Captain, my Captain" ganhou vida própria dentro e fora do ecrã.

Um outono maravilhosamente filmado é o cenário onde se desenrola a história, com o início das aulas num colégio interno para rapazes. Robin Williams é um professor nada ortodoxo numa escola vestida de regras e conservadorismo, que se vai tornar uma inspiração para os seus alunos. Nas aulas, fá-los sair da zona de conforto, fá-los descobrir o gosto pela poesia e motiva-os a seguirem os seus sonhos, a criarem as suas próprias ideias e não apenas o que a sociedade lhes impõe. Pelo meio, fala-lhes do "Dead Poets Society", um clube secreto que fundou com os amigos quando lá estudava e que os rapazes decidem ressuscitar. Pelo meio temos alguns dramas adolescentes, as primeiras paixões, a rebeldia contra as regras impostas, a descoberta de que há mundo além dos deveres escolares.

No geral, há uma mensagem de carpe diem presente em todo o filme. E vale cada segundo. 

 

 IMDb: 8/10

Realizador: Peter Weir

Trailer

KeatnOnDsk.jpg

"Medicina, advocacia, administração, engenharia...são objetivos nobres.

Mas a poesia, o romance, o amor...é isso que nos mantém vivos". 

 

 

Um amor inevitável - When Harry met Sally (1989)

Dizem que "When Harry met Sally" é mãe das comédias românticas! Protagonizado pela antiga rainha do género, "a" namoradinha de Hollywood do final dos anos 80 e início dos 90, Meg Ryan, (antes de ser perder nas plásticas) e por Billy Crystal, o filme passa-se em várias estações do ano, com destaque para as cenas que nos dão aquela imagem clássica de Nova Iorque vestida de laranja e castanho, com camadas de folhas pelo chão e toda uma atmosfera outonal - não fosse a própria imagem do cartaz. 

Os dois conhecem-se quando Harry arranja boleia com Sally para ir para Nova Iorque, depois de acabar a faculdade. Durante a viagem, o lado provocador de Harry e o lado ingénuo mas snob de Sally faz com que não simpatizem um com o outro e, mal chegam a NY, vai cada um à sua vida. Encontram-se uns anos mais tarde e a coisa não se resolve. Até que dez anos depois de se conhecerem, esbarram um no outro numa livraria em NY e, como à terceira é de vez, tornam-se amigos e a história desenvolve-se a partir daí. O filme vale muito pelos diálogos, que nos oferecem uma imagem quase fiel do moderno jogo de sedução (ainda que sem redes sociais porque estávamos em 1989). O argumento esteve nomeado para um Óscar e cinco Globos de Ouro. Filme clássico de domingo (de Outono) à tarde.

 IMDb: 7.6/10

Realizador: Rob Reiner

Trailer

zzwhen9.jpg

 "Homens e mulheres não podem ser amigos, porque nenhum homem consegue ser

amigo de uma mulher que ache atraente". 

 

 

Você tem uma mensagem - You've got mail (1998) 

Não podia faltar nesta lista outro clássico do Outono, do amor e das comédias românticas, com Meg Ryan e Nova Iorque como pano de fundo outra vez, agora a fazer par com Tom Hanks. Aqui, ela é dona de uma pequena livraria, que se envolve num relacionamento pela Internet, coisinha comum hoje em dia, mas em 1998 era uma novidade. O problema acontece quando a pessoa que está do outro lado, sem saber, é o dono de uma mega livraria que pretende acabar com a sua. Com muitos percalços pelo meio, é um romance fofinho, com comédia e drama na medida certa para uma tarde outonal bem passada. 

 

 IMDb: 6.5/10

Realizador: Nora Ephron

Trailer

1431106922-3831-1.jpg

 

 

Beleza Americana - American Beauty (1999)

Um clássico do cinema, vencedor do Óscar de Melhor Filme em 2000 (entre outros),  é inspirado na estação mais cosy do ano, o que fica evidente na (genial) cena do saco de plástico.

"Tenho 42 anos. Em menos de um ano vou morrer. Obviamente, ainda não o sei". Conhecemos, desde logo, o destino de Lester Burham (Kevin Spacey), um pai de família a atravessar uma crise de meia-idade. Já não aguenta o emprego, sente-se impotente perante a vida familiar, com um casamento infeliz e uma filha adolescente esquisita. Mas tudo muda quando conhece Angela, amiga da filha, e se começa a sentir atraído por ela (quem não se lembra da mítica cena da Mena Suvari deitada numa cama de pétalas de rosa com outras a cair-lhe por cima?), o que o inspira a mudar de vida. Pede demissão, começa a trabalhar num restaurante de comida rápida, compra um carro desportivo e começa a fumar erva com o vizinho adolescente. 

Um filme intemporal, repleto de detalhes e simbolismos que o tornam cómico, irónico e melancólico. Vale também pela metáfora presente no vizinho, sem agarrado a uma câmera de filmar, de que é preciso olhar com outros olhos para as coisas mais simples de forma a ver a beleza delas. Também vale pela banda sonora que lhe assenta na perfeição.

 

IMDb: 8.4/10

Realizador: Sam Mendes

Trailer

maxresdefault.jpg

 

 

Chocolate - Chocolat (2000)

O Outono é sinónimo de quê? Gordices!!! Deixamos os gelados do verão e lançamo-nos às tartes, aos scones e a tudo o que saiba (e cheire) bem em tardes frias ou chuvosas. Mas acima de tudo, voltamos aos chocolates (confessem!!!) que, como bem dizia o Sr. Ferrero Rocher, desaparecem no verão para voltar a fazer as delicias dos consumidores no tempo frio. É por isso que este filme está na lista. Porque é delicioso, literalmente. Tem um enredo interessante, tem o Johny Depp há 15 anos e tem imagens de deixar qualquer um com água na boca. Desafio-vos a ver o filme sem atacarem 67 tabletes de chocolate a seguir, ou durante. O filme conta-nos a história de uma mulher que abre uma Chocolateria numa pequena vila francesa. Uma novidade que vai agitar a vida normal e a mentalidade fechada daquela comunidade, mas os chocolates feitos por ela acabam por adoçar aqueles coraçõezinhos de pedra e mudar a vida daquelas pessoas. 

 

IMDb: 7.3/10

Realizador: Lasse Hallstrom

Trailer

filmes-297-fotos-chocolat_19.jpg