Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Champagne Choque

Champagne Choque

O mIRC faz 20 anos!

Já?!? Como assim? Sinto-me tão antiga. É isto quando as nossas amigas começam a engravidar, quando percebemos que os nossos primos pequeninos já estão a tirar a carta de condução e quando o chat que TODA a gente usava (na minha cabeça) há uns 8 anos, afinal já faz 20. Não sei bem que idade tinha quando comecei a usá-lo, mas devia ter uns 13 ou coisa assim (que parecendo que não já foi há 15 anos). Todos os amigos tinham conta no mIRC e conhecia-se imensa gente nova por lá também. O famoso "ddtc?"(*) que os adolescentes de hoje, com toda a linguagem tecnológica que têm, nem devem ser o que é e que serviu para tantos engates na altura. Até porque 83% das pessoas nem sequer tinham a sua fotografia verdadeira no quadradinho superior direito e isto deu muito pano para mangas. 

mirc3.jpg

Além das conversas privadas, haviam as salas de chat, os chamados canais, dos quais podíamos ser administradores. Naquela altura era cool quem fosse administrador de um canal popular. Podia adicionar pessoas, podia bani-las, era a popularidade virtual no seu máximo, mais ou menos equivalente aos miúdos que hoje em dia querem terem milhares de seguidores no instagram. Toda a gente falava ao mesmo tempo e ninguém se entendia. Faziam-se amizades. Mas também se terminavam namoros. Eram os primórdios dos engates pela net. Raise your hand if you remember this!!!

mirc2.jpg

 

Nem de propósito vi isto hoje no facebook e fez-me rir. Nem que me espetassem com molho de tomate na cara vos digo qual era o meu nick. E o meu primeiro endereço do hotmail. Têm vergonha do vosso? Então vamos assobiar, olhar para o lado e passar à frente. mirc.jpg

Podem ver aqui 8 factos interessantes sobre o mIRC. Tem a sua piada olhar para trás e ver como as coisas eram e como evoluíram. Diz o Observador: "Quando os utilizadores começavam a sair em catadupa, percebia-se logo: os servidores estavam a cair da rede e os seus utilizadores caíam com eles. Era trágico". E era. Naquela altura a internet não era tão estável como hoje em dia, as ligações eram mais fracas e iam abaixo muitas vezes. E depois para a voltar a ligar, à noite, quando os nossos pais já estavam a dormir era um filme. Porquê? Por isto: 

 

 Lembram-se? O ruído que era ligar a internet. Parece coisinha doutra vida. 

 

 

(*) ddtc = de onde teclas

 

1 comentário

Comentar post

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Mais sobre mim

foto do autor

Blogs Portugal