Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Champagne Choque

Champagne Choque

5 filmes que comemoram 20 anos em 2015

Hoje trago Drama. Não há comédias românticas nem filmes cómicos. Há crime, suspense, batalhas, tiros e confusões. São cinco filmes lançados em 1995 e, portanto, celebram 20 anos, este ano. Quando os telemóveis eram verdadeiros tijolos, quando as Torres Gémeas ainda faziam parte da paisagem nova-iorquina e quando a internet ainda era um embrião.

Se precisam de um filme para ver hoje e estão sem ideias, aqui está. Acho difícil alguém não ter visto nenhum deles (pelo menos um). Mas o que vale é que hoje em dia é fácil resolver esse problema.

 

filmes-20anos2015.jpg

 

Seven - 7 pecatos mortais (1995)

(Género: Drama / Mistério / Thriller)

Vi o Seven há muitos anos, mas tenho algumas das cenas gravadas na memória até hoje. É daqueles filmes que marcam, que chocam, que nos deixam arrepiados, admirados, enojados até, em algumas partes, mas que vemos, do íncio ao fim, quase sem pestanejar. A história gira em torno de dois detetives, interpretados por Morgan Freeman e Brad Pitt, que estão à caça de um serial killer. Até aqui parece o mesmo argumento de 47% dos filmes de Hollywood. A diferença está no facto de que este assassino tem a particularidade de basear os seus crimes nos sete pecados mortais. Cada morte está relacionada com um pecado: gula, avareza, preguiça, ira, vaidade, luxúria e inveja. Todas as mortes têm pormenores macabros e geniais ao mesmo tempo.

Acho difícil esta ideia não despertar já a vossa curiosidade, caso nunca tenham visto o filme. (Como?Também temos a Gwyneth Paltrow, namorada do Brad Pitt na vida real (na altura) e mulher dele no filme. E ainda o Kevin Spacey a fazer o que sabe fazer melhor: papel de psicopata. Eu acho o filme genial e conduz os espectadores a um "grand finale" que nos apanha de surpresa. Tentem não soltar um grito nessa parte. 

seven1.jpg

IMDb: 8.7/10

Realizador: David Fincher

Trailer

 

 

Os suspeitos do costume / The usual suspects (1995)

(Género: Crime / Drama / Thriller)

Vi este filme há pouco tempo e entrou para a minha lista de filmes de suspense preferidos. Aconselho muuuuito. Se virem o trailer, começa assim: "Habitualmente quando há um crime, há um motivo. Habitualmente quando há uma "line up", há apenas um suspeito verdadeiro. Mas este não é um crime habitual. Este não é um motivo habitual. E estes não são os suspeitos habituais". 

Kevin Spacey (mais uma vez metido na má vida), Gabriel Byrne, Benicio del Toro (tão novinho que ele está), Stephen Baldwin (o irmão do outro) e Kevin Pollak são os cinco suspeitos do costume. No meio de um golpe encomendado, só há um sobrevivente e é através do que ele conta à polícia que ficamos a saber tudo o que aconteceu. Como se juntaram, os crimes que cometeram e o medo de um tal de Keyser Soze que ninguém sabe quem é. Se tiverem atenção ao isqueiro que aparece na primeira cena, conseguem adivinhar lá para meio do filme quem é, afinal, o mau da fita. Que filme tão bom.

theusualsuspects.jpg

IMDb: 8.7/10

Realizador: Bryan Singer

Trailer

 

Braveheart (1995)

(Género: Acção / Biografia / Drama)

É um filme que dispensa apresentações. Recebeu dez nomeações para os Óscares, em 1996, e ganhou cinco estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Realizador que, neste caso, é o próprio protagonista, Mel Gibson. Foi o segundo filme que Gibson realizou e saiu-lhe bem, pois tornou-se um clássico instantâneo. A obra ganhou uma verdadeira legião de fãs na década de 90 e continuou a conquistar as gerações seguintes.

A acção situa-se em finais do século XIII, altura em que os rebeldes escoceses lutavam contra o domínio dos ingleses, e retrata a figura histórica de William Wallace, um guerreiro escocês e herói medieval. O filme segue o protagonista desde pequeno, acompanhando posteriormente as injustiças que o seu povo sofre, motivando-o a assumir a liderança da nação em busca de independência. Centrado num personagem, forte e inspirador, a obra é um retrato romanceado daquele que se tornou líder em nome de um ideal: a liberdade. Os discursos de Wallace tornaram-se no ex-libris do filme.

Acho que não há ninguém que não conheça esta imagem do Mel Gibson com cabelo comprido - haja extensões - e a cara pintada de azul e branco, no campo de batalha. Se gostam de filmes históricos e de batalhas medievais este é uma boa opção, mas preparem-se, são 2h50 de filme. 

Braveheart10.jpg

 IMDb: 8.4/10

Realizador: Mel Gibson 

Trailer

 

Desperado (1995)

(Género: Acção / Crime / Thriller) 

António Banderas e Salma Hayek em modo "sexy-mother-fuckers". Para mim é das duplas mais sensuais da história do cinema. Homens e mulheres aos montes a suspirar com este filme. Desperado é daqueles filmes bons de domingo à tarde. O argumento é engraçado, tem muita acção, muitos tiros, muitas cenas de cortar a respiração, mas também tem romance e, cereja no topo do bolo, tem o nosso Joaquim de Almeida. Desde a primeira cena de acção num bar, em que vemos "El Mariachi" a matar - com um estilo tão caracteristico - quase todos os presentes, que sabemos que o número não interessa. É a sua personalidade desenrascada e a atitude convencida de "sou muita bom e dou cabo deles todos" que nos faz suspirar gostar dele. E a "sexyness", já tinha dito?

Sinopse: "El Mariachi", marcado pela fatalidade e pelo destino, leva consigo um estojo de guitarra cheio de armas e afunda-se no obscuro mundo da criminalidade. Seguindo a pista sangrenta que o leva até ao infame Bucho, o responsável pela morte da sua mulher e pelo tiro na mão que o impede de tocar, adivinha-se um tremendo confronto de pólvora, sangue e acção imparável.

desperado2.jpg

IMDb: 7.2/10

Realizador: Robert Rodriguez  

Trailer

 

 

Mentes Perigosas / Dangerous Minds (1995)

(Género: Biografia / Drama)

Mentes Perigosas retrata a realidade de uma professora colocada num liceu cujos alunos são considerados problemáticos. Depara-se com diversas barreiras, grande parte delas sociais. Sendo um colégio de negros, latinos, e na maioria pessoas pobres, ela tem que lidar com a rebeldia dos alunos e tenta encontrar forma de captar a sua atenção fora dos métodos tradicionais de ensino. É um filme bonito, triste e real. Damos por nós a torcer verdadeiramente por alguns dos alunos, cujos dramas familiares vamos conhecendo e a desejar que a professora consiga alcançar, com sucesso, o objetivo de ganhar a confiança deles e de lhes dar melhores perspectivas para o futuro. 

O argumento é baseado na história real de LouAnne Johnson, interpretada por Michelle Pfeiffer. É um filme marcante e tem uma banda sonora perfeita. Quem não ouve esta música e se lembra imediatamente do filme? Vale mesmo a pena ver. 

mentesperigosas.jpg

IMDb: 6.4/10

Realizador: John N. Smith

Trailer

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.