Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Champagne Choque

Champagne Choque

Tarte de Limão Merengada

Se há coisa que gosto de fazer é doces e sobremesas. Estou sempre a experimentar receitas novas ou a tentar melhorar alguma que não esteja tão ao meu gosto. Avso já também que se vêm à procura de doces fit não os vão encontrar aqui, porque para mim doces a sério levam tudo a que têm direito. 

Foi a primeira vez que fiz "lemon merengue pie" (que isto é sobremesa que vem de terras de sua majestade), feita mesmo com lemon curd. Chique! Para quem gosta de tartes, para quem gosta de sabor de limão e de doces desenjoativos, então esta receita é para vocês.

_MG_5690(1).JPG

 

Recheio

Eu começo por aqui porque é o que demora mais tempo. O verdadeiro recheio é feito com lemon curd, que sempre se fez em minha casa, por isso nada que me seja estranho. Para quem não gosta há receitas de recheio alternativas, mas não neguem à partida um sabor que desconhecem e provem. É doce e ácido ao mesmo tempo. É tãããão bom, que quase dá vontade de comer às colheradas.

 

Vamos precisar de:

- 4 ovos 

- 4 limões (santo limoeiro do meu jardim) 

- 375 gramas de açúcar

- 100 gramas de manteiga

 

Primeiro, raspar os 4 limões e depois espremê-los. Guardar a raspa e o sumo.

Depois, em banho-maria derretemos a manteiga e juntamos as raspas, o sumo do limão e o açúcar. Misturamos bem, sempre a mexer para o açúcar desfazer-se totalmente. De seguida, juntamos os ovos, já batidos, e mexemos tudo devagar e com cuidado até engrossar. É um processo que demora algum tempo...talvez uns 30 minutos, porque tem que ficar com uma textura cremosa e deixar de estar liquido. Quando sentirem que está no ponto certo, apagam o lume e deixam arrefecer. 

_MG_5740(2).JPG

 

Massa

Como, nesta receita, o recheio demora algum tempo a fazer, eu usei massa quebrada de compra, que é só por na tarteira. É mais rápido e serve lindamente. 

_MG_5743(1).JPG

Depois de estender a massa na tarteira, picamos com um garfo para ela respirar e levamos ao forno (previamente aquecido a 180º) durante uns 15 minutos para ficar cozida. Quando estiver a ficar dourada, retiram do forno. Deixam arrefer um bocadinho. Nessa altura, se o recheio já estiver frio, deitamo-lo dentro da massa. 

_MG_5754(1).JPG

 

Merengue

- 4 Claras

- Açúcar (4 colheres de sopa)

 

Bater as claras em castelo. Depois juntar o açúcar e bater mais um bocado. 

Por as claras por cima do preparado anterior, de forma a fazer "piquinhos" e ficar com este ar de pequenas nuvens.

_MG_5763(1).JPG

_MG_5788(1).JPG

 

Depois é só levar ao forno novamente para bronzear o merengue, durante uns 5 minutos. 

_MG_5789(1).JPG

_MG_5827(1).JPG

Et voilá...habemus tarte. Confesso que além do sabor, adoro o aspecto. Os olhos também comem, não é? Se eu vos disser que a fiz para um almoço de família de domingo e que nessa noite já não sobrava migalha para contar história, não estou a mentir. 

 

Uma última dica: se por acaso vos sobrar lemon curd podem guardar o que vos resta em frasquinhos, para ter em casa, para oferecer, etc. Cá em casa fazemos sempre receita a dobrar para ficarmos com mais.

_MG_5851(1).JPG

 

E vocês...já experimentaram? Gostam? Contem-me tudo. 

 

10 comentários

Comentar post